ORIGEM
ATRIUM era o pátio central das casas gregas ou romanas.
Mais tarde, foi o antes e o depois das igrejas / sítio dos encontros (o adro) e a entrada /espaço de boas vindas dos edifícios (Átrio).
ÁTRIUM
ÁTRIUM (Átrio) foi um dos nomes de Viana, talvez o primeiro. Transporta, no bojo, o conceito dos adros, dos átrios, das entradas: antecâmara dos deuses, espaço de acolhimento, certeza de segurança, cais de partida e chegada.
AREIAS
Há quase 70 anos, José da Guia foi morar para o lugar das AREIAS, em Darque, onde havia e há uma antiga capelinha que tem, como orago, Srª das Areias.
Em 1954 adquiriu um barco a que chamou Stª Maria das Areias, nome anterior ao de Srª das Areias, com origem, talvez, em 1173. A partir daí, o José da Guia passou a ser conhecido pelo AREIAS e os seus descendentes também.
O ATRIUM AREIAS
ATRIUM AREIAS quer ser, então, ponte entre a inquietude do oceano e a pax do Lima, o ancoradouro do vosso descanso, o pátio central do vosso lazer, a descoberta da rosa dos ventos nesta cidade que vos acolhe.
Porta da Ribeira| T 1, r/c poente
Esta porta, a poente, assim chamada por dar acesso ao arrabalde da Ribeira, também ficou conhecida por Porta dos açougues ou Porta de S. João, santo padroeiro da zona, protetor dos que saíam da Vila ou nela entravam.
Porta da Piedade | T 1, r/c nascente
Para uns, esta Porta, situada a Nascente, era a Porta das Atafonas / Porta dos moinhos ou mesmo Porta de S. Pedro; para outros, era a Porta da Igreja Velha (Igreja das Almas) ou Porta do Sol. Foi, contudo, o nome de Porta da Piedade que prevaleceu, por ser a saída da Vila para o cemitério.
Porta do Cais | T 2, 1º andar
Também chamada Porta/Arco de S. Crispim, padroeiro dos sapateiros. Situava-se a sul, por onde entravam, quer os visitantes mais importantes, quer, também, os peregrinos a caminho de Santiago. Situada, no seu lado direito, ficava uma portinhola (Porta do Postigo), para uso dos guardas ou dos mareantes, durante a noite e para o abastecimento, em caso de cerco.
Porta de Santiago | duplex, 3ºandar
Esta porta (também chamada pelo povo Porta do Campo do Forno ou Porta de Stº Sntónio), estava voltada a norte e alinhada pela rua da Porta do Cais. Assim se chamava por ser por ali que saíam os peregrinos para Santiago de Compostela.
Porta de S. Brás | T 1, 3º andar
Já no Séc. XVI foi aberta uma nova Porta, virada para o Lima,
que o povo batizou como Porta da Senhora da Vitória, por se encontrar perto da Capela com invocação mariana.